sexta-feira, 14 de novembro de 2014

MECANISMOS DAS MARCAÇÕES BRANCAS

Para entender melhor as marcações brancas e padrões em cavalos, para ajudar a saber um pouco sobre como pigmento desenvolve no útero.
Nos mamíferos o pigmento da pele e do cabelo (melanina) é produzido por células conhecidas como melanócitos. Estas células se formam e concentram ao longo da linha dorsal, e, em seguida, vai se propagando a cada lado do animal em sentido das patas, na medida que o embrião se desenvolve no útero.

As células produtoras de pigmentos formam ao longo da linha azul e se espalham para fora na direção das setas. Até que essas células migrem e cheguem nessas áreas, elas estarão sem cor. A pele e os cabelos ja estarão lá, é claro, porque seu desenvolvimento é controlado separadamente. Mas se as células produtoras de pigmento não chegarem, a pele permanecerá rosa e os pelos brancos (áreas sem pigmento).


Uma vez que as últimas áreas para "preencher" são as extremidades dos membros, se o processo é interrompido impedira que as células produtoras de pigmento atinja a parte inferior da perna.
Se a migração destas células parar antes de atingir o casco, sua perna ficará despigmentada e será branca. A quantidade ou o tamanho da marca branca vai depender da distancia ou o tanto que as células de pigmentação foram capazes de avançar na perna.
Marcações na cara funcionam praticamente da mesma maneira, embora a expansão do pigmento não é, obviamente, lateral, como as pernas. A cara não se preenche de cor em uma linha reta desde as orelhas até o nariz, mas se espalha em direção à frente do rosto como se desse a volta por todos os lados ate se encontrarem na frente. Se não encontrarem a tempo ficara branco a região que faltou para fechar.


Aqui o pigmento migrou e fez todo o caminho até o fim sobre duas pernas, mas não completou na parte dianteira esquerda e traseira direita. Naquelas áreas da pernas a pele será rosa, em vez de preta. O cabelo fica branco, em vez de ter uma cor. O casco será branco sem pigmento.

Este é o mecanismo básico para a formação das marcações normais de branco. Outros genes podem alterar a forma de pigmentação, mas verdadeiramente todas as áreas brancas são o resultado deste tipo de perturbações na migração das células de pigmento. Os diferentes tipos de marcações brancas ocorrem porque alguns genes interferem nessa migração, dando algum tipo de ordem para que os melanocitos não migrem a uma determinada área, variando de um gene para outro a natureza da pertubaçãor. O gene para tobiano, por exemplo, causa um tipo de perturbação, e ordena que áreas não sejam pigmentadas no corpo seguindo características próprias, e um conjunto bastante confiável de áreas permanecerão despigmentada. Outro gene padrão de branco terá um mecanismo diferente e assim por diante, e por isso as áreas brancas terão características diferentes. Mas a causa da ausência de células produtoras de pigmentos - é o mesmo.

Exemplos na pratica de marcações brancas comuns:


Cats Full Moon, garanhão Quarto de Milha, marcações em membros e cara.



One More Leo, Garanhão Quarto de Milha, marcação na cara e membros, Essas são as marcações mais conhecidas e encontradas em todas as raças de cavalos.

2 comentários:

  1. bruno, poderia me passar seu contato ?
    gostaria de saber mais a respeito do assunto, estou iniciando na criacao e quero colocar minhas femeas em cria a partir do proximo mes, tenho alguns semens comprados e gostaria de direcionar los de acordo com a pelagem de cada femea. abs

    ResponderExcluir
  2. Tenho um quarto de milha palomino com pelos pretos no rabo e pontos brancos anos quantos parecendo apaloosa e pior de tudo pintado escutar de tordilho na paleta. Queria sua avaliação

    ResponderExcluir