sexta-feira, 14 de novembro de 2014

CONTROLE DA QUANTIDADE DE BRANCO

CONTROLE DA QUANTIDADE DE BRANCO

Uma rapida revisão de cor base

Sob a grande variedade de diluições e padrões, todos os cavalos primeiro vai ser uma das três cores básicas:. Preto, castanho e alazão, Estas três cores são o resultado de dois genes diferentes.

O primeiro gene, o extensão (E), determina se o cavalo pode ou não produzir pigmento preto. O pigmento vermelho é determinado pelo extensão (e) recessivo, se o cavalo não tiver no par um extensão (E) dominante ele não poderá produzir pigmento preto, e será (ee) alazão. A forma dominante do gene (E) significa que o cavalo será preto podendo ser homozigoto, ou seja, dois alelos extensão dominante (EE), ou heterozigoto um alelo extensão dominante (Ee); desta forma o alazão sempre vai ser um par recessivo (ee).

O segundo gene, Agouti (A), determina onde o pigmento preto vai permanecer. Só vai manifestar em um animal que tenha pigmento preto como foi explicado no parágrafo anterior, já em um cavalo alazão por não ter pigmento preto o gene não manifesta as instruções do gene, mas as instruções estão lá só não são perceptíveis. Para que o gene exerça suas alterações necessita pelo menos um alelo dominante (A) no par de alelos, assim ele irá colocar o preto na crina, cauda e pernas, e clareando o corpo para um marrom (seria um animal Castanho). A versão recessiva (aa) não restringe o pigmento preto, de modo que o cavalo seria preto.

A importância desses dois genes é porque extensos estudos foram feitos em animais com pernas e rosto marcados com branco,  e evidenciaram que a quantidade média de branco em um cavalo variou dependendo da cor base. Cavalos pretos têm menor quantidade de branco, enquanto castanhos tem um pouco mais, e alazões têm mais.

Além do mais, ficou claro que o nível de marcas brancas são influenciadas não apenas pela cor de base visível do cavalo, mas também por outros genes que o cavalo  pode carrega escondido. Assim, enquanto todos os cavalos negros são mais resistentes a manchas brancas, cavalos pretos que são homozigotos para o gene extensão (EE) são ainda mais resistentes que os cavalos negros heterozigotos (Ee).

 E porque castanhos tem mais branco, em média, do que o preto, mas inferior ao alazão? acredita-se que a forma dominante do gene Agouti (A) aumenta o branco. No entanto esse aumento não é suficiente para superar a diferença entre o gene extensão dominante (E) e o recessivo (e), de modo que castanhos ainda têm menos branco do que alazões. Mas é o suficiente para fazer a diferença entre o castanho e o preto.

Assim carregando um alelo extensão recessivo (Ee) faz um cavalo preto ter mais branco, e um castanho heterozigoto para Agouti (Aa) terá menos branco (em média) do que um castanho que homozigoto (AA).

Isto conduz à seguinte classificação de cores, na tabela em primeiro lugar o mais resistente ao branco ou com menos branco, seguindo a ordem até o menos resistente ou com mais branco.


Como pode ser visto na classificação, o gene extensão (E) que determina se o cavalo é preto ou alazão, é o maior fator de resistência ao branco. Os cavalos que não carregam alelo extensão recessivo (e)(primeiro grupo de três, em cor pessêgo) tendem a ter a menor quantidade de branco. O grupo de cavalos que são heterozigoto para extensão (Ee) e que vai ganhando o gene Agouti ( animal Castanho) vêm em seguida (com sombra rosa), seguido pelos animais alazões. (sombra verde)
Podemos ver que o branco cresce à medida que o animal vai ganhando o gene extensão Recessivo, paralelamente ao gene Agouti, na medida em que ganha o gene dominante aumenta a quantidade de branco.


Isso explica por que "brancos chamativos" são muitas vezes associados a alazões. É estatisticamente muito mais propenso encontrar extensas manchas brancas combinadas com essa cor de base do que com o preto. É também por isso, que nas raças mais conhecidas por suas cores escuras conservadoras pouco marcadas, os alazões inesperados transportam mais branco do que qualquer um dos seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário