sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Interação genica

Interação genica

Com a grande expansão da criação do Paint Horse e a diversidade de pelagens existentes, cada dia fica mais difícil definir uma pelagem sem fazer os testes genéticos, as misturas feitas nos cruzamentos em busca de pelagens únicas e diferenciadas mesclam cada dia mais os genes entre si dificultando a interpretação dos padrões, e hoje podemos dizer que é difícil encontrar um animal que seja de um único padrão, estudiosos tentando interpretar esse fenômeno usaram o termo "hierarquia de padrão" para descrever o que aconteceria quando um cavalo herdasse dois ou mais genes diferentes. Muitas vezes, as instruções genéticas de um padrão entra em conflito com as de um segundo padrão. Por exemplo, existe gene para padrão de branco que determina que o cavalo tenha pernas escuras (Overo Frame), enquanto outros genes como, por exemplo, o Tobiano que tenha branco em todas ou quase todas as pernas. Nessas situações em que dois genes para padrão de branco estão presentes no mesmo animal acaba por surgir o conflito e a intriga de pensamento, as pernas irão ser brancas, escuras ou uma combinação dos dois?
Antes pensavam que genes para padrões de brancos simplesmente se distribuíam um em cima do outro criando a teoria da sobreposição de padrões. Ate que outros estudos perceberam que os padrões nem sempre atuavam de forma aditiva. Às vezes, as instruções genéticas de um gene para não adicionar branco em uma determinada área tinha prioridade. Como exemplo, um overo Sabino extremo (expressão máxima do gene), que normalmente seria quase todo branco ao herdar o gene overo Frame às vezes vai ter uma linha superior ou lombo completamente escuro e solido, isso colocou por terra a teoria da sobreposição de padrões e nasceu a teoria da hierarquia dos padrões, que apostava que cada gene ganharia em uma determinação como a proibição de branco na linha superior do gene overo Frame sendo mais forte que a do overo Sabino em ser branco.
Depois de muitas observações e teorias, estudos genéticos recentes criam uma nova visão e passam a usar o termo Interação de padrões como o mais correto. Na verdade a interação se resume a uma hierarquia simples, por exemplo, a regra para que as pernas sejam brancas impostas pelo gene Tobianos praticamente anula qualquer outra instrução vinda de outro gene sobre a cor das pernas. Mas não quer dizer que ele vá prevalecer e anular totalmente o outro gene como se pensava ao inicio, isso porque as vezes o outro gene ainda consegue de forma sutil modifica-lo.



Tobiano e Sabino

Das várias combinações de padrões, Tobiano junto com Sabino é, provavelmente, entre as mais comuns. Na verdade, hoje é muito difícil encontrar Tobiano que não são também portadores de alguma variação de Sabino ou outro tipo de Overo. A maioria das raças, e principalmente a Paint Horse, Quarto de Milha, Crioula e Mangalarga transportam Sabino em algum grau. Por isso é fácil de perceber essa interação por serem dois genes comuns e existem muitos exemplos.

TOBIANO: Este cavalo é uma ilustração de como seria um tobiano “puro”, quando não existem outros genes para padrão de branco juntos.



O rosto e o peito são escuros, assim como seu corpo em sentido posterior. As bordas e contornos do branco são lisas e regulares, não formam círculos perfeitos, mas mantém grandes formatos arredondados. Observe também que não possuem rosto branco visível. O gene Tobiano sozinho não acrescenta branco na cara, assim, sem um outro gene presente ele não vai ter branco na cara a não ser pequenas marcações comuns.

SABINO: Este cavalo mostra uma forma bastante comum do padrão Sabino “puro”, ou seja, sem outro padrão presente.
Ao contrário do Tobiano, que tem uma aparência bastante consistente na sua forma pura, Sabino tem uma ampla gama de expressão porque existem muitas variações gênicas (portanto a ilustração retrata somente a forma mais comum). No entanto, o branco que se estende ao longo dos lábios e principalmente no queixo, branco na barriga, meias que se levantam na frente da perna e com bordas irregulares são típicas de todos Sabinos.

Aqui está uma demonstração de uma sobreposição parcial dos dois padrões.
E que se seguisse a teoria de sobreposição de padrões, um padrão pintando sobre o outro, resultaria em um cavalo como este.
Observe como os dois genes se conflitam na determinação do branco da perna posterior. O padrão Tobiano em sua determinação não segue uma orientação definida e na maioria das vezes as meias seguem mais laterais e/ou posterior da perna. Sabino, por sua vez, coloca o branco da meia no borde da frente da perna em forma de bico.

Se os padrões comportassem como sobreposições simples, a combinação dos dois genes resultaria assim como o animal da figura acima. Se seguisse a teoria da hierárquica de padrões, as combinações deveriam resolver as determinações conflitantes entre os dois genes, ou seja, um dos dois teria que ganhar, nesse caso surge a duvida e a pergunta: e quando os dois genes determinam a mesma coisa, porém de formas diferente, como exemplo os dois determinam colocar branco nas pernas mais cada um com uma orientação, o branco da meia seguira qual orientação e será para frente ou para o lado?

Ai que entra a nova teoria da interação de padrões que mantém um pouco da sobreposição de padrões e um pouco da hierarquia simples, o que realmente acontece é que Sabino irá alterar sutilmente o padrão Tobiano original. Tobiano ainda vai predominar, é claro. Na visão de hierárquica simples das combinações de padrões, o gene Tobiano pode ser considerado o "rei". Mesmo que o animal herde outro gene padrão de branco, o animal que tenha o gene Tobiano quase sempre mantém a característica do padrão Tobiano. Mas o efeito do gene Sabino ou outro gene será perceptível.

A Influência Sabino

Aqui está uma versão de como os dois padrões podem interagir.

Nesse exemplo podemos ver que o padrão Sabino adicionou branco na cara, e também quebrou o padrão Tobiano original em partes menores. O animal ainda manteve uma grande quantidade de características do padrão Tobiano como as manchas arredondadas, mas já modificada com mais manchas brancas e de tamanhos menores.

Este tipo de interação é visível neste cavalo.

Sabino pintou as áreas do padrão Tobiano que deveriam ser escuras, e também tornou as pintas menores e mais numerosas em seu corpo.
Sabino muitas vezes influencia outros padrões desta forma.Reduzir o tamanho e aumentar a quantidade de círculos é provavelmente a característica mais consistente da influência do Sabino. Para você ter uma melhor percepção disso, pegue um conjunto de fotos de cavalos Tobiano, e faça dois grupos, um de cavalos com o rosto branco e outro com cavalos com nenhum branco ou uma pequena marca na cara (que serão supostamente Tobianos “puros”). Ao comparando os dois grupos, os animais com influência Sabino (os que têm branco na cara) vão parecer mais complexo, com as áreas escuras mais divididas do que aqueles sem Sabino. (É óbvio que podem existem outros padrões que colocam branco na cara também, mas aqui estamos referindo ao gene Sabino por ser mais comum).

A Influência Sabino – nas bordas

A outra modificação que Sabino tende a fazer quando esta junto a outro gene é alterar as bordas e contornos do outro padrão ou gene.
Aqui está uma ilustração de como isso pode aparecer. 
O padrão Tobiano ainda é claramente visível e mais evidente, mas agora com as bordas áspera e irregular. Olhando com atenção, desfaz a ideia de uma sobreposição de padrão Sabino e Tobiano, porque as áreas irregulares estão concentradas ao longo das bordas do padrão Tobiano, em vez de somente as áreas características de Sabino.

Aqui é um cavalo com este tipo de influência Sabino e Tobiano, mostrando a interação de padrões.


Observe que ele tem marcações na axila de aparência irregular, algo que você poderia esperar em um Sabino, mais a direção principal é vertical e para cima em direção a cernelha, seguindo a linha de seu padrão Tobiano. Enquanto isso, não tem quase nenhum branco ao longo da barriga, o que seria o lugar mais provável para procurar branco em um cavalo puramente Sabino. Aqui percebemos que a instrução do gene Sabino em adicionar irregularidade no branco foi redirecionada para as bordas e a seguir o padrão estabelecido pelo gene Tobiano.

Essa interação não acontece só quando Sabino está junto com Tobiano, mas com outros padrões também. Este cavalo é um exemplo da interação de Sabino e Frame.

Repare como a irregularidade e o efeito roan da marcação do seu lado é muito típico de Sabino, mas todas as quatro pernas são solidas, típico de um Frame. A aparência geral dele é a de um Frame com apenas os contornos do branco alterados.

Traços poligênicos

O tipo de influência que o gene Sabino vai fazer no padrão do gene Tobiano, ou em qualquer outro padrão, varia muito de indivíduo para indivíduo. Por vezes, a única pista será o branco sobre a face ou no lábio inferior, ou outra talvez um pouco mais complexa como a pouca distribuição escura no corpo. Em casos mais extremos, pode haver bastante quebra nas manchas do padrão original, que pode ser difícil ver que o gene Tobiano está presente. O interessante dos traços poligênicos é que no mesmo cavalo, áreas podem apresentar diferentes efeitos em diferentes graus.

Aqui está um exemplo como o traço poligênico pode manifestar, esse é um portador de Sabino e Tobiano, reparem como as borda do padrão varia muito de uma parte do cavalo para outra.

As áreas brancas na cabeça e pescoço são bem preenchidas e recortadas nos bordes.

Já nos posteriores têm uma escala menor de Lacey na borda. Mesmo dentro desta área, as partes do padrão têm halos pronunciados. 


Olhando para estas duas imagens lado a lado, não parecem ser do mesmo cavalo. E ainda assim elas aparecem no mesmo lado do cavalo, é atribuída ao padrão  Sabino.
Uma das coisas que contribuem para esta ampla gama de expressão é que o que nós pensamos ser um padrão 'sabino' é, na verdade, um grupo de genes. Isso explica por que sabinos variam mais do que qualquer outro padrão. Os pesquisadores ainda não encontraram a chave para este enigma particular. No momento existem dois genes identificados ("Sabino 1" e "branco dominante") que resultam em cavalos que parecem Sabino, eles resultam em cavalos notavelmente semelhantes. No entanto, os dois genes nem estão no mesmo local
É por isso que sabino-tobianos podem parecer tão diferentes um do outro. Ainda assim, o resultado final da combinação dos dois padrões se resume a: 1) a quebra das áreas escuras em pedaços mais pequenos e 2) o recorte das bordas (ou roaning, rompimento, ragging ou alguma combinação dos mesmos).

Um comentário:

  1. Tenho um potrilho crioulo que nasceu branco alvo, e somente com uma lista fraca no lombo,crina e cauda rosadas e um lindo topete ruivo (Rosado). Nunca vi um potro igual!Para mim se trata de algo extremamente raro!
    Será que se trata de um sabino branco?

    ResponderExcluir