segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Gene Modificador Gray


O gene modificador Gray (G) é responsável pela pelagem Tordilha. Quando acontece na forma homozigota (GG) ou heterozigota (Gg) em qualquer das “cores base” o animal nascera com a cor determinada pela base e terá aparecimento gradativo de pelos brancos até se tornarem totalmente brancos. Esse é um gene dominante sobre todos os outros existentes, ou seja, ele poderá passar os outros genes que possuir em seu genótipo, mas perdera suas características. A ação do alelo (G) é impedir que o pigmento produzido pelo melanócido (célula produtora de melanina) seja distribuído para o pêlo, consequência desse acumulo gradativo de pigmento nas células das extremidades do corpo. Em consequência desse acumulo gradativo alguns autores sugerem que o gene para pelagem tordilha predispõe a patologia denominada Melanose que é um tipo de tumor cutâneo que é mais comum em animais homozigotos.
Outra particularidade desse alelo é seu efeito somático, ou seja, sua forma homozigota (GG), o clareamento da pelagem será mais rápido que na forma heterozigota (Gg). Com todo esse conhecimento sobre esse gene podemos concluir que para um animal ser tordilho terá obrigatoriamente que ter um dos pais tordilho, descartando pensamentos que se o avô ou avó era tordilhos o neto pode ser.

Quando queremos selecionar essa pelagem é importante saber:

Do acasalamento de dois reprodutores homozigotos (GG) temos 100% da progêne também tordilhos homozigotos. (GG+GG)= 100% tordilhos

Do acasalamento de dois reprodutores heterozigoto, 75% dos potros nascerão tordilhos. (Gg+Gg)= 25% (GG) tordilhos homozigotos, 50% (Gg) tordilhos heterozigoto e 25% (gg) outras pelagens.

Do acasalamento de um animal tordilho homozigoto (GG) com outro de qualquer outra pelagem, 100% dos produtos serão de pelagem tordilho heterozigoto. (GG+gg)= 100% (Gg) tordilho heterozigoto

Do acasalamento de um animal tordilho heterozigoto (Gg) com outro de qualquer outra pelagem, 50% dos potros serão também de pelagem tordilha. (Gg+gg)= 50% tordilho heterozigoto e 50% de outra pelagem.

  CAT LITTLE PISTOL, STARLIGHTFROSTYLENA, EYESA SPECIAL, FISHERS DASH ( Todos Quarto de Milha)

6 comentários:

  1. Tem se o tempo de clareamento do tordilho homozigoto para o hetero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe um tempo certo, varia de animal para animal oque se sabe é que o animal homozigoto tem um clareamento mais rápido, e também tem predisposição em desenvolver melanomas um câncer nas células produtoras de pigmentos, geralmente aparece nódulos ou caroços debaixo do rabo.

      Excluir
  2. Qual outra pelagem mais indicada pra produzir tordilho usando um garanhao tordilho?No caso shiners hussy.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Bruno! No caso de Rosilho...como se dá essa cor? Qual o Gene modificador e sua dominância?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Tenho dúvidas também em relação ao Alazão Tostado. Muitas vezes vejo animais quase Zainos serem registrados como Alazão Tostado...dizem que a diferença é q a crina despigmenta com o sol, mas acho que cai no mesmo exemplo que você deu do Líder.
    Poderia comentar à respeito?

    ResponderExcluir