segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Entendendo o gene Diluidor Dun

Falar um pouco do gene de Diluição Dun, que por ser também um diluidor seu efeito na pelagem é muito confundido por leigos com os causados pelo gene Cream, é chamado de gene primitivo por está presente nas raças mais antigas onde a maioria dos animais tinham essa cor. É um gene de dominância completa ou seja apresentam os mesmos efeitos na pelagem tanto no estado de homozigose como de heterozigose, possui ação tanto na "cor base preto" como na "cor base vermelho" sempre que presente no genótipo irá manifestar, ele dilui todo pigmento do corpo dando um ar de suavidade na cor preservando as extremidades  (crina, cauda e membros), imprime as marcações chamadas de fatores Dun que seriam a listra na coluna, zebrura nos membros esse nem sempre é tão marcado, para ser Dun obrigatoriamente um dos pais deve ser também.

O animal de "cor base preto" sem nenhum outro gene seria naturalmente preto, isso somado ao gene diluidor Dun resulta na pelagem conhecida como: Lobuno, Grullo, Pêlo de rato.

Lobuno = Preto + gene Dun

Quarto de Milha CV MYSTIQUE POCO

Como exemplo o Quarto de Milha JAZ POCO GOLDUN BLUE, é nítido como o pigmento preto sofreu uma diluição dando um aspecto suave com um tom aproximado ao cinza, a cabeça muita das vezes mantém um tom mais escuro, e os chamados fatores Dun que são a listra na coluna e zebruras nos membros que como eu disse nem sempre são muito perceptíveis.

O outro seria o animal de "cor base preto" agora já portador do gen modificador Agouti, seria um animal castanho, quando se soma ao gene diluidor Dun resulta na pelagem: Dun, e também chamada de Baia por algumas associações.
Dun = Castanho + gene Dun

Animal retirado da internet para demonstração.

Quarto de Milha HOLIDOC.

Esse é o Quarto de Milha ONE HOT JOSE, portador do gene Dun que mostra a diluição suavizando o castanho do seu corpo, e mostrando o fator Dun com a linha das costas, a cabeça levemente mais pigmentada, e a crina com mesclas de pêlos da cora de sua pelagem que também é uma característica. Nesse casos quando acontecem em animais castanhos sempre são muito confundidas com o Buckskin por muita das vezes apresentarem uma semelhança na cor final diferenciando apenas pela linha no lombo.

O último seria o animal de "cor base vermelho" um alazão, que somado ao gene Dun resulta na pelagem: Red Dun
Red Dun = Alazão + gene Dun

Animal retirado da internet para demonstração.

Esse é o Quarto de Milha MAINLY MAGNUM, animal alazão que sofreu diluição Dun suavizando a cor, mostrando linha nas costas e discretas marcações nos membros.

É importante o criador saber um pouco sobre essas cores para não cometer erros nos acasalamentos, muitos na tentativa de retirar um potro Buckskin, fazem o cruzamento de um garanhão Dun por essa pelagem ser parecida e também ser chamada no Brasil de "Baio" na esperança de conseguir tal resultado que não será possível.

Em alguns animais nos encontraremos a presença dos dois genes de diluição o Crean e o Dun, resultando em duas pelagens: Dunskin, Dunalino.

Dunskin = Castanho + gene Crean + gene Dun

Um bom exemplo é o famoso garanhão Quarto de Milha COUNTRY DUNIT, ele possui os dois genes diluidores, é bem difícil perceber a presença nesses casos pela semelhança das modificações dos dois agentes, o gene Dun é fácil pela linha no lombo o gene Dun que seria mais difícil de descobrir, teria que fazer um estudo de seus antecedentes ou analizar a sua produção, que se confirmouo com a produção de animais Buckskin e Palomino.

Dunalino = Alazão + gene Crean + gene Dun

Quarto de Milha TINSEL JAC.
Esse é o Quarto de Milha POCO LEO MF, animal alazão que possui o gene diluidor Cream que clareia seu corpo,sua crina e cauda juntamente com o Dun que imprime as marcações.

15 comentários:

  1. Bruno,

    Estava observando aqui e atentei para a questão de pelagem em se tratando de asininos. Qual seria o gene daquela pelagem?! Nunca vi uma mula ou burro baio amarilho nem baio. É possível tirar um burro baio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que a pelagem se chama pelo de rato, acho que tem a ver com o dun pq o dun é um gene bem antigo entao os cavalos e os asnos devem ter herdado isso

      Excluir
  2. Marcio, nos asininos sempre estara presente o gene dun, então dependendo da égua acasalada podemos introduzir o gene crean porém so conseguiremos tirar mulas e burros dunalino e Dunskin.

    ResponderExcluir
  3. Então,
    Vou tirar uma mula ou burro dunalino ou dunskin da minha cremela!kkk

    ResponderExcluir
  4. Caro Bruno, gostaria de estabelecer contato pelo meu E-mail krug.rgs@gmail.com para buscar algumas informações sobre pelagem de cavalos.
    Se poder fazer a gentileza de entrar em contato eu agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  5. Caro Bruno, gostaria de estabelecer contato pelo meu E-mail krug.rgs@gmail.com para buscar algumas informações sobre pelagem de cavalos.
    Se poder fazer a gentileza de entrar em contato eu agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante as combinações. muito importante entender. Zap 94 91452022. Quem souber de grupos q fala de cavalo pode me colocar. Valeuu

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Tenho uma egua lobuna se ela cruzar com um baio amarilo. Quais seriam as possibilidades de cores?

    ResponderExcluir
  10. https://www.xceptionalquarterhorses.com/the-late-xceptionally-dunn-aka-xman
    como que faz pra nascer um cavalo com essa pelagem

    ResponderExcluir
  11. Estou com um potro com um mês, e estou querendo saber a cor que ele vai ficar, a mãe é alazao e o pai castanho. Ele nasceu bem claro e tem uma lista no lombo só que alazao seria um red dun, Ou alazao mesmo?
    A boca ta ficando preta e ao redor dos olhos, as orelhas também...

    ResponderExcluir