domingo, 6 de outubro de 2013

Overo Splash

Overo Splash
Padrões de branco em cavalos são as pelagens conhecidas como Tobiano, Rosilho e Overos, todas elas podem ocorrer em qualquer cor de cavalo combinado com quaisquer outros genes de diluições ou modificadores e ate mesmo outro padrão de branco. Podem ou não estar presente em todas as raças de cavalos, os padrões de branco aparecem na forma mínima ou máxima de expressão.
O padrão Overo dentro de algumas raças é usado para classificar de uma forma geral 3 padrões distintos, sendo eles Sabino, Splash e Frame. Todos os 3 são formas diferentes de overos por apresentarem particularidades na pelagem. O Frame é o tipo que resulta na sua forma homozigoto no Branco Letal incompatível com a vida, O sabino tende a ter as patas traseiras brancas o queixo branco e um roan nos bordes das manchas, em seu estado homozigoto tende a ser mais branco que no Heterozigoto.

O outro padrão é o Splash que estar presente em uma família Quarto de milha da Katie Gun e em alguns dos seus descendentes o mais conhecidos é o famoso Colonels Smoking Gun, o padrão é representado pelas pernas brancas podendo estender pela barriga sempre com bordas bem regulares, a cabeça é bem marcada pelo branco e os olhos quase sempre são azuis, esse gene também esta relacionado com a surdez, no entanto, apenas quando o gene inibe a produção de pigmento no ouvido interno. Existe 3 variações do gene Splash o SW1, SW2 e SW3, o SW1 é o mais antigo e é viável no estado homozigoto enquanto o SW2 e SW3 são mais raros e não são viáveis com a vida no estado homozigoto.

Ex. Animal Overo Splash em que apresenta uma expressão minima do gene.
SECOND AMENDENT (Garanhão Quarto de Milha)
Geralmente no caso de uma expressão pequena do gene o animal demonstra apenas olhos azuis e pequenas marcações brancas que podem ser resultado do gene ou não.

Ex. Animal Overo Splash com expressão moderada
Wimpys Golden Gunner (Garanhão Quarto de Milha)

 GOTTA BE CHAPLIN (Garanhão Quarto de Milha)

Aqui a maneira mais comum de se ver a manifestação do gene overo splash, marcações largas na cara, olhos azuis e meias longas com bordas bem delimitadas nos membros.

Ex. Animais overos Splashs com uma forte expressão






É extremamente dificil definir apenas olhando a pelagem de um animal que apresente uma grande extessão de branco no corpo, muitos animais apresentam mais de um gene associado, muitos definidos apenas Tobianos na verdade apresenta mais de um gene em seu genótipo, podemos perceber isso muita das vezes pela presença do olho azul que não esta relacionado ao gene tobiano e sim aos padrões overos.

OBS.: Os exemplos são meramente ilustrativos não conformando como padrão definido, apenas testes genéticos poderiam confirmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário