domingo, 14 de abril de 2013

Gene para padrão de branco


Entendendo o gene Tobiano
Esse gene é um determinante de padrão de branco na pelagem do equino, estando presente em varias raças, no entanto é mais comum em algumas raças como:  Paint Horse, Mangalarga, Margalarga Marchador, Campolina e outras.
O gene Tobiano é de dominação completa isso significa que apenas uma copia presente já manifesta as características na pelagem e que apresentam as mesmas características tanto no estado heterozigoto como homozigoto, não possui caráter saltatório obrigando um dos pais a ser portador (um animal solido nunca será portador independente se possuem avós portadores) conclusão, um tobiano tem que ter um dos pais tobianos.
As características expressas na pelagem são que possuem geralmente os quatros membros brancos podendo ser completos ou abaixo dos joelhos e jarretes do animal, as manchas brancas cruzam a linha do dorso do animal, no corpo elas tendem a formas arredondadas com bordas lisas e regulares, a pelagem base persistem nos flancos e no peitoral como um “escudo de guerra”, a cor do corpo pode ser predominantemente branco ou de outra cor com poucas marcações, a cabeça é como de um animal sólido sem marcações ou com marcações simples como estrela e listras, a crina na maioria das vezes são de duas cores.
Assim como os outros genes esse também se soma, podendo ter animais com mais de um gene atuando na pelagem base e todos provocando suas modificações juntas, como exemplo: preto rosilho tobiano (animal preto com gene roan e gene tobiano), palomino tobiano (alazão com gene crean de diluição e gene tobiano), lobuno tobiano ( preto com gene dun e gene tobiano), e assim varias outras.
Alguns exemplos: 

Preto tobiano = Preto + gene tobiano
Bandit Kaliman Pco - Paint Horse (Garanhão)


Delta Noche - Paint Horse (Garanhão)


QT Poco Streke - Paint Horse (Garanhão)
Nesses três primeiros exemplos  percebemos as características descritas anteriormente, todos possuem os membros brancos, manchas brancas que cruzam a linha do dorso com bordas e contornos lisos e tendencias arredondadas, cabeças limpas com marcações comuns. Todos com uma predominância da pelagem base preto sobre o branco.

Cherokee Theasured - Paint Horse (Garanhão)

Ima Candy Man Too - Paint Horse (Garanhão)
Esses dois últimos retratam um animal com predominância de branco, onde percebemos os flancos e peito da cor de base, os membros brancos e a cabeça com marcações comuns.


Castanho tobiano = Castanho ( Preto + gene Agout) + gene tobiano
Sacred Apache Indian - Paint Horse (Garanhão)

Gay Bar Olena - Paint Horse (Garanhão)

Ima Tob Jet - Paint Horse (Garanhão)

 Esses foram exemplos de animais castanhos com o gene tobiano, todos possuem as características do gene.


Alazão tobiano = Alazão + gene tobiano
Cannonaze - Paint Horse (Garanhão)

Gay Bars Blue Delta - Paint Horse ( Égua)



Agora alguns exemplos não muito comuns, onde o animal possui o gene tobiano somado a outros genes que também modificam a pelagem base, todos eles somados atuando sobre a pelagem.

Baio Amarilho Tobiano = Baio amarilho (alazão mais gene diluição crean) + gene tobiano
Poco Star - Paint Horse (Garanhão)

BBR Cuttoway - Paint Horse (Garanhão)



 Buckskin Tobiano = Buckskin ( castanho mais gene de diluição crean) + gene tobiano
Poco Jac - Paint Horse (Garanhão)
Esse exemplo percebemos que apesar da ausência de manchas no corpo, possui as características dos membros brancos e a crina mesclada.


Lobuno tobiano = lobuno ( preto mais gene Dun) + gene tobiano
Qts Crystal Streke - Paint Horse ( Égua)


Tordilho tobiano = Tordilho ( qualquer pelagem junto ao gene gray) + gene tobiano
Shots Midnight - Paint Horse (Garanhão)

Wareasta - Paint Horse ( Égua)
Essa pelagem tordilha tobiana é um pouco rejeitada pelos criadores da raça paint, porque com a presença do gene Gray que determina o tordilho, o animal com o tempo perde a produção de melanina ficando todo branco, fazendo com que o animal perca sua pelagem diferenciada.


Dun tobiano = Dun (Castanho com gene dun) + gene tobiano
Qt Classy Lassy - Paint Horse (Égua)
Esse exemplo é bem interessante, essa égua para muitos a primeira vista diriam que se trata de uma baia amarilha tobiana, no entanto ela é uma dun tobiana, podemos perceber a evidência das características do gene dun que são as marcações primitivas, nessa égua fica claro as zebruras na perna direito acima do jarrete, e outro detalhe que podemos reparar também é a mescla de pelos negros no rabo oque não seria possível ocorre em um animal baio amarilho que possuí crina e rabos brancos. Essa semelhança é devido ao gene dun e o gene crean serem de diluição por tanto sempre resultando em um tom parecido, sempre digo que temos que nos atentar a todas as caraterísticas de cada gene e não somente ao tom da pelagem.

Rosilho preto tobiano = Preto + gene roan + gene tobiano
Forest Midnight Comet - Paint Horse (Garanhão)
A foto acima mostra uma animal que possui dois genes atuando na pelagem, o gene roan o deixa com as características próprias como mesclas de pelos branco por todo corpo exceto cabeça e membros, e o gene tobiano também imprime suas características, resultando em uma pelagem bem exótica.
Esses foram apenas alguns exemplos de Tobianos, poderiam ter muitas outras variedades. 

Essa pelagem tobiana sempre provoca o interesse pela homozigose dos animais entre os criadores, uma vez que com ela você terá sempre a certeza de pitar a prole, isso porque no animal homozigoto existe duas copias do gene sendo uma em cada alelo, como na meiose esses alelos são divididos e apenas um vai ser passado para se juntar ao outro alelo do outro animal, temos a garantia que os dois alelos envolvidos do animal homozigoto vai carregar o gene tobiano. Apesar do gene tobiano ser um gene de dominância completa ele costuma apresentar algumas evidências visíveis que seriam como umas patas ou pequenas manchas dentro das manchas brancas, mais isso é apenas evidencias não servindo para definição de homozigose. Alguns exemplos para retratar.

Jenny Navajo Poco YBJ - Paint Horse (Égua) Potro- pai Azeche

Flicka Jet Inblack - Paint Horse (Égua)
Nos exemplos mostra o suposto sinal de homozigose, manchas escuras pequenas dentro das manchas brancas.

Para finalizar um esquema fácil sobre os cruzamentos:

HOMOZIGOTO + HOMOZIGOTO = 100% HOMOZIGOTOS
HOMOZIGOTO + HETEROZIGOTO = 50% HOMOZIGOTOS E 50% HETEROZIGOTOS
HOMOZIGOTO + SOLIDO = 100% HETEROZIGOTOS
HETEROZIGOTO + HETEROZIGOTO = 25% HOMOZIGOTO, 50% HETEROZIGOTO E 25% SOLIDO
HETEROZIGOTO + SOLIDO = 50% HETEROZIGOTO E 50% SOLIDO
SOLIDO + SOLIDO = 100% SOLIDO

Animais sólidos ou seja com ausência de sinais do gene tobiano, nunca terá a capacidade de possuir o gene mesmo que tenha pais ou avos pintados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário