segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Entendendo um pouco os Genes Modificadores

Esses genes modificadores são muito interessantes e desconhecido pela maioria, eles somados a "cor base" do animal vai gerar varias modificações aparentes no animal, oque resulta nos animais zainos, castanhos, tordilhos e também aquelas conhecidas bolas que aparecem no corpo do animal que popularmente chamam de "apatacados" entre outras como clarear a crina e a calda.
Seria então os seguintes genes:
Agouti
Gray
Sooty
Pangare
Flaxen
Vou abrir a serie sobre os modificadores falando um pouco sobre o Gene Agouti que é um modificador muito comum e que quase sempre esta presente, esse gene controla e restringe a produção de pigmento preto no animal, é um gene dominante ou seja sempre que presente irá atuar e se manifestar na pelagem, as variações conhecidas do Agouti são: Classic Bay (A), Wild Bay (A+), Brown (At)
Como esse gene atua sobre o pigmento preto animais de "cor base vermelho" ou seja Alazão não vai ter nenhuma modificação visível em sua pelagem no entanto ele sendo portador de algum Agouti pode passar aos filhos e causar as modificações, por isso a importância de sabermos da sua presença, um pequeno exemplo disso seria o seguinte: Um criador com um Garanhão preto homozigoto (EE) sabendo que esse animal só passa alelo para pigmento preto e esse alelo é dominante sobre o alelo para pigmento vermelho resolve cruzar esse garanhão com uma égua alazão com o pensamento que só ira tirar animais de pelagens preto heterozigoto (Ee) "explicando- o pai só pode passar o alelo (E) e a mãe só pode passar o alelo (e), como o (E) domina sobre o (e) o animal sera preto (Ee) entretanto se a égua Alazão for portadora do gene modificador Agouti e como ele não atua nessa pelagem o criador não sabia, e ainda tem a possibilidade dela ter dois alelos Agouti sendo homizigoto  assim surpreendendo com o nascimento de animais castanhos, ou zainos dependendo de qual Agouti ela possua, e no caso de ser homozigoto só produzindo essas pelagens e nunca um preto.
Agoutis e suas ações:
O Classic Bay (A) esse tipo modifica o pigmento preto para uma grande variedade de tons avermelhado puxando para vinho, em todo corpo do animal exceto nas extremidades (crina, cauda e pernas). Como já foi explicado no tópico sobre "Cor Base" e agora com essa explicação sobre Agouti já podemos concluir que teremos as seguintes possibilidades genótipo em que todos vão ter a pelagem castanha, tendo apenas as particularidades dos tons. Os genótipos seriam:  Animal Homozigoto para pigmento preto e homozigoto para  Agouti Classic Bay (EEAA), Animal Heterozigoto e homozigoto para Agouti Classic Bay (EeAA), Animal homozigoto para pigmento preto e heterozigoto para o Agouti Classic Bay (EEAa), Animal heterozigoto para pigmento preto e heterozigoto para Agouti Classic Bay (EeAa). Todos esses animais serão castanho com diferenças apenas na sua prole de acordo com seu genótipo.
Alguns exemplos do resultado do Agouti Classic Bay.

WILLIE WICKED, HOBBY TOP CODY, OKLAHOMA DUNIT, MR JAY BEE DEE ( Todos Quartos de Milha)

O Wild Bay (A+) esse gene tem quase os mesmos efeitos que o anterior Classic Bay, porém resulta em uma pelagem castanho um pouco mais claro e o pigmento preto das pernas vão só até os boletos ou pode estar ausente, e o preto da crina e cauda são um pouco mais suaves, esses são aqueles cavalos castanhos que não tem as pernas pretas.
Alguns exemplos do Agouti Wild Bay.



O Brown (At) esse tipo de Agouti afeta a pigmentação deixando com um tons castanho ou amarelado apenas na região dos flancos, nariz e olhos, em certas épocas do ano pode ser percebida melhor, esse seria o conhecido zaino. As possibilidades de Genótipos seriam as mesmas explicadas para o Agouti Classic Bay teria apenas que trocar o marcador para o marcador de Brown.
Alguns exemplos do resultado do Agouti Brown.

ZEVI CRC Quarto de Milha

CUSTON MID Quarto de Milha

AZOOM Quarto de Milha

Gene Modificador Gray


O gene modificador Gray (G) é responsável pela pelagem Tordilha. Quando acontece na forma homozigota (GG) ou heterozigota (Gg) em qualquer das “cores base” o animal nascera com a cor determinada pela base e terá aparecimento gradativo de pelos brancos até se tornarem totalmente brancos. Esse é um gene dominante sobre todos os outros existentes, ou seja, ele poderá passar os outros genes que possuir em seu genótipo, mas perdera suas características. A ação do alelo (G) é impedir que o pigmento produzido pelo melanócido (célula produtora de melanina) seja distribuído para o pêlo, consequência desse acumulo gradativo de pigmento nas células das extremidades do corpo. Em consequência desse acumulo gradativo alguns autores sugerem que o gene para pelagem tordilha predispõe a patologia denominada Melanose que é um tipo de tumor cutâneo que é mais comum em animais homozigotos.
Outra particularidade desse alelo é seu efeito somático, ou seja, sua forma homozigota (GG), o clareamento da pelagem será mais rápido que na forma heterozigota (Gg). Com todo esse conhecimento sobre esse gene podemos concluir que para um animal ser tordilho terá obrigatoriamente que ter um dos pais tordilho, descartando pensamentos que se o avô ou avó era tordilhos o neto pode ser.

Quando queremos selecionar essa pelagem é importante saber:

Do acasalamento de dois reprodutores homozigotos (GG) temos 100% da progêne também tordilhos homozigotos. (GG+GG)= 100% tordilhos

Do acasalamento de dois reprodutores heterozigoto, 75% dos potros nascerão tordilhos. (Gg+Gg)= 25% (GG) tordilhos homozigotos, 50% (Gg) tordilhos heterozigoto e 25% (gg) outras pelagens.

Do acasalamento de um animal tordilho homozigoto (GG) com outro de qualquer outra pelagem, 100% dos produtos serão de pelagem tordilho heterozigoto. (GG+gg)= 100% (Gg) tordilho heterozigoto

Do acasalamento de um animal tordilho heterozigoto (Gg) com outro de qualquer outra pelagem, 50% dos potros serão também de pelagem tordilha. (Gg+gg)= 50% tordilho heterozigoto e 50% de outra pelagem.

  CAT LITTLE PISTOL, STARLIGHTFROSTYLENA, EYESA SPECIAL, FISHERS DASH ( Todos Quarto de Milha)

Gene Modificador Sooty

O gene modificador Sooty é um modificador primitivo que tem variação sazonal e também sofre alteração de acordo com a alimentação, ele provoca uma mescla de pigmentos em algumas regiões do corpo do animal, seria aquelas bolas que alguns animais possuem conhecido como apatacados, e realmente percebemos que em certas épocas do ano são mais aparentes. Deve-se tomar cuidado em animais tordilhos pois muitos aparentam ser apatacados pela semelhança da perda de pigmentação em algumas fases, nesses animas é importante investigar seus antecendentes para a presença do gene Sooty, geralmente esse gene é mais notável em animais baios e baios amarilhos.
Como exemplo os Qms:  Stoli Bug e Top Firewater.



Gene Modificador Pangare

O gene Modificador Pangare é bem difícil de distinguir, nem sempre que ele está presente se manifesta no animal, ele ilumina e clareia o peito, os flancos, barriga, interior dos membros, no focinho e ao redor dos olhos. Não manifesta em animais de pelagem preta, apenas em animais de "cor base" preto que já possuam o gene modificador Agouti ou seja animais castanhos e também animais "cor base vermelho" o alazão. Muitos animais castanhos que possuem esse gene são confundidos com zainos pela semelhança das alterações.
Demonstração:

Gene Modificador Flaxen

O gene Modificador Flaxen clareia a crina e a cauda dos animais "cor base vermelha" ou seja alazão, também é difícil para um leigo distinguir a presença dele pela sua semelhança com o gene de diluição Cream que da origem a pelagem baia amarilha, geralmente são animais com a cor do corpo mais escura variando em um amarelo bem forte, a um tom escuro tipo fígado ( resumindo seria um alazão com a crina e cauda bem claros).
Como os animais abaixo:

Entendendo os genes Diluidores Cream

Esses genes são muito comuns e a maioria das pessoas gostam muito das pelagens resultantes da ação deles, temos cincos tipos e cada um com suas particularidades.
São eles:
Cream
Dun
Champagne
Pearl
Silver

Começamos pelo gene Diluidor Cream, é uma mutação dominante incompleto, significa que tem ações diferentes em seu estado homozigoto e heterozigoto. O animal homozigoto será representado Genótipamente (CrCr) e o heterozigoto (NCr). Os animais homozigoto passam para 100% dos seus filhos independente da pelagem da companheira, e os heterozigotos 50% de chaces de passarem para seus filhos. Simplificando, os animais com apenas uma copia vai ter sua pelagem diluída, os com duas copias vai ter  a pelagem duplamente diluída, diluições duplas sempre irá ter olhos azuis.
Essas diluições duplas sofrem algumas rejeições devido as crenças antigas que esses ainda existem que esses animais teriam problemas de pele, problemas nas vistas devido ao olho claro, sendo muita das vezes associado ao albinismo que é uma doença genética diferentemente desse caso que o animal continua produzindo pigmento porém diluido.

Os animais de pelagem preto, esse seria o "cor base preto" que não possui outros genes modificadores, quando recebem apenas um gene Crean, sendo um Heterozigoto (NCr) não apresenta nenhuma alteração aparente, pois esse gene não consegue diluir o pigmento preto puro. Exemplo:

 Neste caso a pelagem se denomina Smokey Black, como exemplo o animal Quarto de Milha LIDER DA SM, muitos confundem sua pelagem com a zaina, porém ele já provou ser um Smokey Black apesar de não apresenta alteração aparenteem sua pelagem em acasalamentos com éguas castanhas e alazã produziu animais Buckskin e Palomino.

No caso do animal "cor base preto" sem outros modificadores, receber dois genes Cream portanto Homozigoto (CrCr), apresenta dupla diluição. Exemplo:

Neste caso a pelagem se denomina Smokey Cream, podemos perceber que com a dupla diluição o animal clareia para um tom cinza, a pele e mucosas também sofrem a alteração e os olhos são azuis.

No caso do animal "cor base preto" que apresenta o gene Modificador Agouti, ou seja, um castanho, quando recebe um gene diluidor Cream. será heterozigoto (NCr), sofrerá a diluição simples. Exemplo:

Esse é o Quarto de Milha PLAY LITTLE BRUDDER recebeu um gene Cream sofreu a diluição simples que consegue diluir a pelagem do seu corpo que seria castanho por já ter sido alterado pelo (Agouti- quem não sabe favor ler a explicação desse gene) mais não consegue alterar o pigmento preto da crina, cauda e membros. Neste caso a pelagem é Buckskin.

O mesmo animal acima agora recebendo dois genes diluidores Cream, portanto um homozigoto (CrCr) com dupla diluição. Exemplo:

Neste caso seria como pegar o animal Buckskin acima e diluir novamente, o pelo do corpo que já estava diluída sofre mais um clareamento e a crina, cauda e os membros com o duplo diluidor toma um tom amarelado, a pele e a mucosa alteram e os olhos são azuis. Neste caso a pelagem é Perlino.

Já falamos da ação em animais pretos e castanhos, agora vamos falar sobre o alazão. Esse seria o animal "cor base vermelho", o animal heterozigoto (NCr) que tem apenas uma copia do gene, sofrerá a diluição simples. Exemplo:

Esse é o Quarto de Milha DOS PALOMINO que seria um alazão, ou seja, "cor base vermelha" que recebeu um gene diluidor Cream, esse pigmento sofre uma diluição maior que o preto, clareando sua pelagem vermelha para um tom amarelo e a crina fica branca. Essa pelagem é Baio Amarilho ou Palomino.

Quando o animal alazão recebe dois genes Cream sendo então um homozigoto (CrCr) com dupla diluição. Exemplo:

Esse seria o animal do exemplo anterior Baio Amarilho diluído novamente, ficando todo claro com a pele e mucosas claras e olhos azuis.

Resumindo:
Smokey Black = Preto + um gene Cream (heterozigoto) chance de 50% de transmitir
Smokey Cream = Preto + dois genes Cream (homozigoto) 100% transmitido
Buckskin = Castanho + um gene Cream (heterozigoto) chance de 50% de transmitir
Perlino = Castanho + dois genes Cream (homozigoto) 100% transmitido
Baio Amarilho = Alazão + um gene Cream (heterozigoto) chance de 50% de transmitir
Cremelo = Alazão + dois genes Cream (homozigoto) 100% transmitido

Muito interessante entender esse gene, porque muitas pessoas fazem cruzamentos errados para obter a pelagem desejada, muito comum cruzarem dois baios amarilhos com o pensamento que esse cruzamento só terá filhos dessa pelagem, quando na verdade teremos 25% de Cremelos, 50% baio amarilho e 25% alazão.

Entendendo o gene Diluidor Dun

Falar um pouco do gene de Diluição Dun, que por ser também um diluidor seu efeito na pelagem é muito confundido por leigos com os causados pelo gene Cream, é chamado de gene primitivo por está presente nas raças mais antigas onde a maioria dos animais tinham essa cor. É um gene de dominância completa ou seja apresentam os mesmos efeitos na pelagem tanto no estado de homozigose como de heterozigose, possui ação tanto na "cor base preto" como na "cor base vermelho" sempre que presente no genótipo irá manifestar, ele dilui todo pigmento do corpo dando um ar de suavidade na cor preservando as extremidades  (crina, cauda e membros), imprime as marcações chamadas de fatores Dun que seriam a listra na coluna, zebrura nos membros esse nem sempre é tão marcado, para ser Dun obrigatoriamente um dos pais deve ser também.

O animal de "cor base preto" sem nenhum outro gene seria naturalmente preto, isso somado ao gene diluidor Dun resulta na pelagem conhecida como: Lobuno, Grullo, Pêlo de rato.

Lobuno = Preto + gene Dun

Quarto de Milha CV MYSTIQUE POCO

Como exemplo o Quarto de Milha JAZ POCO GOLDUN BLUE, é nítido como o pigmento preto sofreu uma diluição dando um aspecto suave com um tom aproximado ao cinza, a cabeça muita das vezes mantém um tom mais escuro, e os chamados fatores Dun que são a listra na coluna e zebruras nos membros que como eu disse nem sempre são muito perceptíveis.

O outro seria o animal de "cor base preto" agora já portador do gen modificador Agouti, seria um animal castanho, quando se soma ao gene diluidor Dun resulta na pelagem: Dun, e também chamada de Baia por algumas associações.
Dun = Castanho + gene Dun

Animal retirado da internet para demonstração.

Quarto de Milha HOLIDOC.

Esse é o Quarto de Milha ONE HOT JOSE, portador do gene Dun que mostra a diluição suavizando o castanho do seu corpo, e mostrando o fator Dun com a linha das costas, a cabeça levemente mais pigmentada, e a crina com mesclas de pêlos da cora de sua pelagem que também é uma característica. Nesse casos quando acontecem em animais castanhos sempre são muito confundidas com o Buckskin por muita das vezes apresentarem uma semelhança na cor final diferenciando apenas pela linha no lombo.

O último seria o animal de "cor base vermelho" um alazão, que somado ao gene Dun resulta na pelagem: Red Dun
Red Dun = Alazão + gene Dun

Animal retirado da internet para demonstração.

Esse é o Quarto de Milha MAINLY MAGNUM, animal alazão que sofreu diluição Dun suavizando a cor, mostrando linha nas costas e discretas marcações nos membros.

É importante o criador saber um pouco sobre essas cores para não cometer erros nos acasalamentos, muitos na tentativa de retirar um potro Buckskin, fazem o cruzamento de um garanhão Dun por essa pelagem ser parecida e também ser chamada no Brasil de "Baio" na esperança de conseguir tal resultado que não será possível.

Em alguns animais nos encontraremos a presença dos dois genes de diluição o Crean e o Dun, resultando em duas pelagens: Dunskin, Dunalino.

Dunskin = Castanho + gene Crean + gene Dun

Um bom exemplo é o famoso garanhão Quarto de Milha COUNTRY DUNIT, ele possui os dois genes diluidores, é bem difícil perceber a presença nesses casos pela semelhança das modificações dos dois agentes, o gene Dun é fácil pela linha no lombo o gene Dun que seria mais difícil de descobrir, teria que fazer um estudo de seus antecedentes ou analizar a sua produção, que se confirmouo com a produção de animais Buckskin e Palomino.

Dunalino = Alazão + gene Crean + gene Dun

Quarto de Milha TINSEL JAC.
Esse é o Quarto de Milha POCO LEO MF, animal alazão que possui o gene diluidor Cream que clareia seu corpo,sua crina e cauda juntamente com o Dun que imprime as marcações.